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Disciplina presencial, obrigatória para o curso de graduação em Psicologia.

Ementa:

Concepções histórico-epistemológicas e caracterização das deficiências. As diversas abordagens da área compreendendo: identidade, cognição, afeto, socialização, sexualidade, desenvolvimento e trabalho. Diversidade como condição cultural. Especificidades de intervenção e de investigação no âmbito individual, familiar, educacional e do trabalho. Questões éticas e políticas públicas e direitos humanos e diversidade como condição cultural. Processos históricos das necessidades especiais, legislação, questões éticas e políticas públicas. Conceituação e caracterização das especificidades do desenvolvimento. Concepções de desenvolvimento humano ao longo do ciclo da vida e necessidades especiais. A natureza psicossocial do desenvolvimento. Atuação do psicólogo em políticas inclusivas sociais e educacionais.

Objetivo:

Conhecer a história, desafios e avanços das principais abordagens da psicologia e áreas afins em relação à heterogeneidade no desenvolvimento humano. Objetiva-se que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar criticamente os principais fatores envolvidos na definição e classificação das necessidades especiais/deficiências, assim como a atuação do psicólogo na área, seja no âmbito da pesquisa ou da intervenção. Busca-se, ainda, instrumentalizar os alunos para a reflexão acerca da produção contemporânea na área e para a prática de pesquisa.

Programa

Unidade 1 – Introdução ao estudo do desenvolvimento humano atípico.

1.1 Necessidades especiais: Uma avaliação da nomenclatura

1.2 Aspectos filosóficos, históricos e legais

 

Unidade 2A questão do lócus, da natureza e da compreensão da deficiência.

2.1 Determinismo biológico vs. constituição histórico-cultural da mente.

2.2 Abordagens à deficiência (Visões naturalistas, sociais, socioculturais)

2.3 Diagnóstico ou investigação do desenvolvimento?

Unidade 3 – Estudos sobre necessidades especiais: avanços e obstáculos no desenvolvimento teórico.

3.1 Estudos de diferentes necessidades especiais sob a ótica da pesquisa e de relatos pessoais.

 

Unidade 4 – Transtornos funcionais específicos

 

Unidade 5 As pessoas com deficiência na sociedade: educação, saúde, sexualidade, trabalho.



Grau de Ensino: Graduação
Autoinscrição (Estudante)
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