PED0036 - DESENVOLVIMENTO E NECESSIDADES ESPECIAIS - Turma 01 - 2025/1
Opções de inscrição
Disciplina presencial, obrigatória para o curso de graduação em Psicologia.
Concepções histórico-epistemológicas e caracterização das deficiências. As diversas abordagens da área compreendendo: identidade, cognição, afeto, socialização, sexualidade, desenvolvimento e trabalho. Diversidade como condição cultural. Especificidades de intervenção e de investigação no âmbito individual, familiar, educacional e do trabalho. Questões éticas e políticas públicas e direitos humanos e diversidade como condição cultural. Processos históricos das necessidades especiais, legislação, questões éticas e políticas públicas. Conceituação e caracterização das especificidades do desenvolvimento. Concepções de desenvolvimento humano ao longo do ciclo da vida e necessidades especiais. A natureza psicossocial do desenvolvimento. Atuação do psicólogo em políticas inclusivas sociais e educacionais.
Objetivo:
Conhecer a história, desafios e avanços das principais abordagens da psicologia e áreas afins em relação à heterogeneidade no desenvolvimento humano. Objetiva-se que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar criticamente os principais fatores envolvidos na definição e classificação das necessidades especiais/deficiências, assim como a atuação do psicólogo na área, seja no âmbito da pesquisa ou da intervenção. Busca-se, ainda, instrumentalizar os alunos para a reflexão acerca da produção contemporânea na área e para a prática de pesquisa.
Programa
Unidade 1 – Introdução ao estudo do desenvolvimento humano atípico.
1.1 Necessidades especiais: Uma avaliação da nomenclatura
1.2 Aspectos filosóficos, históricos e legais
Unidade 2 – A questão do lócus, da natureza e da compreensão da deficiência.
2.1 Determinismo biológico vs. constituição histórico-cultural da mente.
2.2 Abordagens à deficiência (Visões naturalistas, sociais, socioculturais)
2.3 Diagnóstico ou investigação do desenvolvimento?
Unidade 3 – Estudos sobre necessidades especiais: avanços e obstáculos no desenvolvimento teórico.
3.1 Estudos de diferentes necessidades especiais sob a ótica da pesquisa e de relatos pessoais.
Unidade 4 – Transtornos funcionais específicos
Unidade 5 – As pessoas com deficiência na sociedade: educação, saúde, sexualidade, trabalho.
- Professor: Gabriela Sousa de Melo Mietto