- Professor: Maria Cecilia Pedreira de Almeida
FIL0120 - TOPICOS ESPECIAIS DE ETICA - Turma 01 - 2024/1
I. Ementa
Uma introdução à ética filosófica, tendo como fio condutor a reflexão sobre a moral elaborada pelos filósofos britânicos dos séculos XVII e XVIII, em especial, Thomas Hobbes, Bernard Mandeville e David Hume.
II. Objetivos
Introduzir os estudantes nas especificidades da análise de um texto filosófico e apresentar o debate em torno da teoria moral no século XVIII, em especial no pensamento de Thomas Hobbes, Mandeville e David Hume. Propiciar a leitura, a análise, a problematização, a interpretação e redação de textos em torno dos temas da razão e do sentimento no debate sobre os fundamentos da moral. Possibilitar o aprimoramento da técnica da leitura rigorosa, isto é, a capacidade do exame interno e estrutural de conceitos e noções em um texto, além das habilidades de argumentação oral e escrita. Por fim, facultar a reflexão sobre doutrinas, o questionamento de teses e a compreensão e formulação de conceitos como atividades essenciais à filosofia e ao exercício da crítica.
III. Conteúdo programático
- Antecedentes: o ceticismo moral em Hobbes e Mandeville.
- O debate sobre os fundamentos da moral na Investigação sobre os princípios da moral, de Hume.
- Razão e sentimento nas distinções morais.
- Origem e desenvolvimento da moralidade.
- Simpatia e benevolência.
- O papel das paixões na moralidade.
- Sociedade e moralidade.
- Professor: Maria Cecilia Pedreira de Almeida
FIL0165 - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA - Turma 165 - 2024/1
I. Ementa
Uma introdução à história da filosofia. A especificidade do texto filosófico e a reflexão brasileira acerca da natureza da filosofia e de alguns problemas filosóficos.
II. Objetivos
Introduzir os estudantes nas especificidades da análise de um texto filosófico e apresentar algumas das principais concepções em torno da natureza da filosofia no Brasil. Propiciar a leitura, a análise, a problematização, a interpretação e redação de textos. Possibilitar o aprimoramento da técnica da leitura rigorosa, isto é, a capacidade do exame interno e estrutural de conceitos e noções em um texto, além das habilidades de argumentação oral e escrita. Por fim, facultar a reflexão sobre doutrinas, o questionamento de teses e a compreensão e formulação de conceitos como atividades essenciais à filosofia e ao exercício da crítica.
III. Conteúdo programático
- Filosofia e especificidades do texto filosófico.
- Filosofia e história da filosofia: problemas de definição.
- O lugar da filosofia na cultura contemporânea, demarcado pela ciência e outras formas de organização do saber.
- Filosofia e realidade nacional.