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I.               Ementa

Uma introdução à ética filosófica, tendo como fio condutor a reflexão sobre a moral elaborada pelos filósofos britânicos dos séculos XVII e XVIII, em especial, Thomas Hobbes, Bernard Mandeville e David Hume.

 

II.            Objetivos

Introduzir os estudantes nas especificidades da análise de um texto filosófico e apresentar o debate em torno da teoria moral no século XVIII, em especial no pensamento de Thomas Hobbes, Mandeville e David Hume. Propiciar a leitura, a análise, a problematização, a interpretação e redação de textos em torno dos temas da razão e do sentimento no debate sobre os fundamentos da moral. Possibilitar o aprimoramento da técnica da leitura rigorosa, isto é, a capacidade do exame interno e estrutural de conceitos e noções em um texto, além das habilidades de argumentação oral e escrita. Por fim, facultar a reflexão sobre doutrinas, o questionamento de teses e a compreensão e formulação de conceitos como atividades essenciais à filosofia e ao exercício da crítica.

III.          Conteúdo programático

  1. Antecedentes: o ceticismo moral em Hobbes e Mandeville.
  2. O debate sobre os fundamentos da moral na Investigação sobre os princípios da moral, de Hume.
  3. Razão e sentimento nas distinções morais.
  4. Origem e desenvolvimento da moralidade.
  5. Simpatia e benevolência.
  6. O papel das paixões na moralidade.
  7. Sociedade e moralidade.

Grau de Ensino: Graduação
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