- Teacher: Alia Maria Barrios Gonzalez
TEF0011 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 12 - 2024/1
Estudos
que articulam a Psicologia com a Educação. Principais teorias da Psicologia,
suas implicações e fundamentação para a análise dos processos de
ensino/aprendizagem. Concepções de desenvolvimento humano em sua relação com os
processos educativos. Processos de subjetivação nas sociedades contemporâneas e
no cenário da educação brasileira.
- Teacher: Alia Maria Barrios Gonzalez
TEF0011 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 11 - 2024/1
Estudos
que articulam a Psicologia com a Educação. Principais teorias da Psicologia,
suas implicações e fundamentação para a análise dos processos de
ensino/aprendizagem. Concepções de desenvolvimento humano em sua relação com os
processos educativos. Processos de subjetivação nas sociedades contemporâneas e
no cenário da educação brasileira.
- Teacher: Francisco Thiago Silva
PPGEP3160 - CURRÍCULO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA - Turma 01 - 2024/1 (PPG)
MÓDULO INTRODUTÓRIO
- Apresentação do grupo e do professor.
- Apresentação e discussão do Programa.
- Orientações e encaminhamentos preliminares para o processo de avaliação adotado ao longo do semestre.
UNIDADE 1 – Marx e alguns marxistas na obra de Saviani
1.1 O materialismo histórico e dialético como filosofia e método revolucionário
1.2 Gramsci como grande influenciador de Saviani
1.3 Educação e Contradição: “de aprendiz a mestre”, o legado de Saviani na obra de Cury
UNIDADE 2 – Pensamento Pedagógico brasileiro a partir de Dermeval Saviani
2.1 Ideias pedagógicas no Brasil do século XX
UNIDADE 3 – O campo do currículo: as relações teóricas pertinentes
3.1 História, polisemia e teorías do currículo
3.2 As categorías centrais da epistemología curricular crítica
3.3 As relações entre as teorias pós críticas e a PHC
UNIDADE 4 – Pedagogia histórico-crítica – PHC : trajetória e fundamentos
4.1 Percurso histórico da pedagogia histórico-crítica
4.2 Fundamentos teóricos da teoria
4.3 A PHC na ótica de outros/as estudiosos/as
4.4 Um currículo pensando a partir da PHC
4.5 Uma possível didática a partir da PHC
UNIDADE 5 – Ensaiando análises e proposições políticas à luz da pedagogia histórico-crítica
5.1 BNCC,BNC – Formação, Militarização de Escolas Públicas, Homeschooling, “Novo” Ensino Médio e sociedade “fascistizada”.
- Teacher: Francisco Thiago Silva
MTC0021 - CURRÍCULO - Turma 03 - 2024/1
MÓDULO INTRODUTÓRIO
- Apresentação do grupo e da/do professor/a.
- Apresentação e layout do ambiente virtual de aprendizagem.
- Apresentação e discussão do Programa.
- Orientações e encaminhamentos preliminares para as atividades avaliativas do semestre.
UNIDADE 1 – Noções introdutórias: CONCEITOS PARA O CAMPO DO CURRÍCULO
1.1 História da origem dos estudos curriculares
1.2 As teorias do currículo: TRADICIONAL, CRÍTICA e PÓS-CRÍTICAS (multiculturalismos)
1.3 Tensões no Brasil
UNIDADE 2 – As fases e os níveis do currículo
2.1 Currículo prescrito, apresentado, modelado, em ação, realizado, avaliado.
UNIDADE 3 – ALGUMAS TIPIFICAÇÕES CURRICULARES
3.1 “Currículo Oculto”.
3.2 “Currículo Coleção” X “Currículo Integrado”
3.3 “Currículo de Turista” X “Currículo Festivo”
UNIDADE 4 – POLÍTICAS PARA O CAMPO DO CURRÍCULO E A RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFISISONAIS DA EDUCAÇÃO
4.1 BNCC e os impactos para a educação básica. (OTP e planejamento curricular)
4.2 Homeschooling e campo do currículo
4.3 “Escola Sem Partido”, Militarização das escolas públicas e Políticas “Neo” para a Educação num ambiente social “fascistizado”.- Teacher: Edileuza Fernandes da Silva
MTC0021 - CURRÍCULO - Turma 01 | 02 - 2024/1
Conceituação, origem, histórico e teorias do currículo. Currículo, globalização e multiculturalismo. A relação entre Currículo e Cultura Escolar. Currículo e a organização do trabalho pedagógico. Currículo e Formação de Professores. Planejamento e avaliação do currículo. |
- Teacher: Raquel de Almeida Moraes
PAD0031 - POLITICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO - Turma 01 | 01 - 2024/1
POLÍTICA: INTERRELAÇÕES ECONOMIA/CULTURA POLÍTICAS PÚBLICAS E
EDUCACIONAIS: CONCEITO E PROCESSO DECISÓRIO A EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA
PÚBLICA HISTÓRICO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS POLÍTICAS
EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS.
- Teacher: Raquel de Almeida Moraes
TEF0103 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO 1 - Turma 01 - 2024/1
O NASCIMENTO DO SABER CIENTÍFICO. PARADIGMAS DE INVESTIGAÇÃO. PLURALISMO
METODOLÓGICO. A FUNÇÃO SOCIAL DO SABER. OS OBJETOS DE PESQUISA EM
CIÊNCIAS HUMANAS. O ESTATUTO DO SABER PEDAGÓGICO.
- Teacher: Alia Maria Barrios Gonzalez
TEF0011 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 01
Estudos
que articulam a Psicologia com a Educação. Principais teorias da Psicologia,
suas implicações e fundamentação para a análise dos processos de
ensino/aprendizagem. Concepções de desenvolvimento humano em sua relação com os
processos educativos. Processos de subjetivação nas sociedades contemporâneas e
no cenário da educação brasileira.
- Teacher: Bernardo Kipnis
PPGEP2235 - TÓPICOS EM EDUCAÇÃO 1 - Turma 01 - 2024/1 (PPG)
Apoio aos mestrando, pós qualificação, na realização da pesquisa de campo, com levantamento de dados, para posterior análise com utilização de softwares de análise quantitativa e qualitativa.
- Teacher: Bernardo Kipnis
PPGEP3435 - PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2024/1 (PPG)
Dimensões da pesquisa: epistemologia; metodologia; composição do trabalho científico. Delimitação do campo
científico: a natureza da ciência e da pesquisa científica. A pesquisa aplicada e o desenvolvimento de produto no
mestrado profissional. A pesquisa quantitativa: pressupostos, conceitos básicos, o “survey” e as etapas da pesquisa.
Instrumento de coleta de dados: questionário. População e amostra. Análise de dados quantitativos. A pesquisa
qualitativa: pressupostos, conceitos básicos, o estudo de caso e as etapas da pesquisa; Instrumento de coleta de
dados: entrevista; análise de dados qualitativos; Composição do trabalho científico. Metodologia de pesquisa
aplicada aos projetos de dissertação.
- Teacher: Bernardo Kipnis
TEF0105 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO 2 - Turma 01 - 2024/1
Consolidação do conhecimento sobre pesquisa empírica aprendidos em Pesquisa em Educação 1. Organização por etapas do processo de pesquisa. Elaboração de projeto, coleta de dados e análise a partir de temática comum e com a turma dividida em equipes. Como trabalho final deverá ser apresentado, por equipe, uma relatório de pesquisa, no formato de artigo científico para publicação.