PPGEP3160 - CURRÍCULO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA - Turma 01 - 2024/1 (PPG)
Opções de inscrição
MÓDULO INTRODUTÓRIO
- Apresentação do grupo e do professor.
- Apresentação e discussão do Programa.
- Orientações e encaminhamentos preliminares para o processo de avaliação adotado ao longo do semestre.
UNIDADE 1 – Marx e alguns marxistas na obra de Saviani
1.1 O materialismo histórico e dialético como filosofia e método revolucionário
1.2 Gramsci como grande influenciador de Saviani
1.3 Educação e Contradição: “de aprendiz a mestre”, o legado de Saviani na obra de Cury
UNIDADE 2 – Pensamento Pedagógico brasileiro a partir de Dermeval Saviani
2.1 Ideias pedagógicas no Brasil do século XX
UNIDADE 3 – O campo do currículo: as relações teóricas pertinentes
3.1 História, polisemia e teorías do currículo
3.2 As categorías centrais da epistemología curricular crítica
3.3 As relações entre as teorias pós críticas e a PHC
UNIDADE 4 – Pedagogia histórico-crítica – PHC : trajetória e fundamentos
4.1 Percurso histórico da pedagogia histórico-crítica
4.2 Fundamentos teóricos da teoria
4.3 A PHC na ótica de outros/as estudiosos/as
4.4 Um currículo pensando a partir da PHC
4.5 Uma possível didática a partir da PHC
UNIDADE 5 – Ensaiando análises e proposições políticas à luz da pedagogia histórico-crítica
5.1 BNCC,BNC – Formação, Militarização de Escolas Públicas, Homeschooling, “Novo” Ensino Médio e sociedade “fascistizada”.
- Professor: Francisco Thiago Silva