Opções de inscrição

MÓDULO INTRODUTÓRIO

  • Apresentação do grupo e do professor.
  • Apresentação e discussão do Programa.
  • Orientações e encaminhamentos preliminares para o processo de avaliação adotado ao longo do semestre.

UNIDADE 1 – Marx e alguns marxistas na obra de Saviani

1.1   O materialismo histórico e dialético como filosofia e método revolucionário

1.2   Gramsci como grande influenciador de Saviani

1.3   Educação e Contradição: “de aprendiz a mestre”, o legado de Saviani na obra de Cury

UNIDADE 2 – Pensamento Pedagógico brasileiro a partir de Dermeval Saviani                              

                               2.1 Ideias pedagógicas no Brasil do século XX

 UNIDADE 3 O campo do currículo: as relações teóricas pertinentes

                              3.1 História, polisemia e teorías do currículo

                           3.2 As categorías centrais da epistemología curricular crítica

                           3.3 As relações entre as teorias pós críticas e a PHC

UNIDADE 4 Pedagogia histórico-crítica – PHC : trajetória e fundamentos

                           4.1 Percurso histórico da pedagogia histórico-crítica

                           4.2 Fundamentos teóricos da teoria

                           4.3 A PHC na ótica de outros/as estudiosos/as

                           4.4 Um currículo pensando a partir da PHC

                           4.5 Uma possível didática a partir da PHC

UNIDADE 5 – Ensaiando análises e proposições políticas à luz da pedagogia histórico-crítica

                          5.1  BNCC,BNC – Formação, Militarização de Escolas Públicas, Homeschooling, “Novo” Ensino Médio e sociedade “fascistizada”.

Grau de Ensino: Graduação
72507420197
72507420197