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UNIDADE I - Leitura como ponto de partida para a diferenciação entre textos narrativos, descritivos e dissertativos

 1.      Leitura e compreensão de textos para compreensão das funções da linguagem

a.      Referencial

b.      Emotiva

c.      Apelativa

d.      Fática

e.      Emotiva

2.      Teorias da linguagem

a.      TEORIA DA COMUNICAÇÃO – ROMAN JACKOBSON

                                                     i.     Emissor – receptor – canal – código – ruído

 

b.      TEORIA DA ENUNCIAÇÃO – BAKHTIN

                                                     i.     Enunciador – enunciatário – enunciado

 

c.      TEORIA DOS ATOS DE FALA – AUSTIN E SEARLE

                                                     i.     Locutor – interlocutor - locução

 

3.      Marcas linguísticas que caracterizam os diferentes tipos de texto.

4.      Interpretação de pistas lexicais que introduzem esclarecimentos ou retificações, como: isto é, quer dizer, ou seja, em outras palavras, entre outras.

5.      Ortografia e pontuação.

6.      Oficina de produção de textos bilíngues.[SN1] 

7.      Escrita dirigida – Texto Dissertativo. Correção comentada.

 

UNIDADE II - Argumentação no texto dissertativo

 

1.      Argumentação textual e argumentação visual no sistema de comunicação de linguagens.

2.      Diferença nos sentidos implícitos de imagens como recurso de conteúdo argumentativo e de textos escritos como informação de convencimento.

3.      Função dos articuladores de gradação, na composição de escalas de pensamento, tais como, mesmo, até mesmo, pelo menos, no mínimo, entre outros.

4.      Escrita dirigida – Texto Dissertativo. Correção comentada

 

UNIDADE III - Processos de coesão em textos dissertativos nas duas línguas em contato: português e Libras

 

1.      Articulação de frases por meio dos conectores sintáticos preposições e conjunções

2.      Conectores de oposição ou contradição, aliados aos de concessão: as adversativas e as concessivas

3.      Conectores de causa e de condição: as causais e as condicionais

4.      Conectores de finalidade e de conclusão; as locuções lexicais com papel gramatical

5.      Escrita dirigida – Texto Dissertativo. Correção comentada.


 [SN1]Textos bilíngues ou análise de interlíngua em textos produzidos por surdos?


Grau de Ensino: Graduação
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