Opções de inscrição

1. Ementa: Política: interrelações economia/cultura; políticas públicas e educacionais: conceito e processo decisório; a educação como política pública; histórico das políticas educacionais brasileiras; políticas educacionais específicas.

 

2. Objetivos

Esta disciplina tem o objetivo geral de relacionar, criticamente, a política educacional com o processo de desenvolvimento do Estado brasileiro e a sua forma de organização federativa. Como objetivos específicos: Compreender o que são políticas públicas e políticas educacionais; apreender as principais características e desafios da política educacional brasileira na realidade contemporânea. Analisar, criticamente, as políticas educacionais da Educação Básica e Superior no Brasil.

 

3. Conteúdo Programático

O conteúdo da disciplina será trabalho em unidade temática única com tópicos interrelacionados 

 

4 - Unidade Única – O Estado Democrático de Direito e as Políticas Públicas Educacionais brasileiras para garantia da educação

 

4.1 Concepções de Estado e de políticas públicas

4.1.1. Conceito de Estado

4.1.2. Definições, origem e constituição do Estado no Brasil

4.1.3. Conceito de Políticas e políticas públicas de Estado e Governo

 

4.2. Estado democrático de direito e os direitos sociais

4.2.1. A face do Estado Brasileiro na atualidade: desigualdades raciais, sociais e de gênero

4.2.2. As políticas públicas baseadas na meritocracia e suas consequências

4.2.3. As políticas de austeridade e seus impactos no Brasil

 

4.3- Políticas de educação básica e superior no Brasil

4.3.1. As políticas de austeridade e suas implicações e desdobramentos na educação básica

4.3.2. As políticas de austeridade e suas implicações e desdobramentos na educação superior

 

5. Metodologia

 

A Disciplina será desenvolvida através de metodologia de ensino-aprendizagem participativa, buscando criar um ambiente de aprendizagem aberto ao questionamento e ao diálogo crítico, cooperativo e criativo, de modo a possibilitar a construção coletiva de conhecimentos afetos à temática, bem como incentivar a busca investigativa do conhecimento, própria da educação superior.

 

 

 

6. Avaliação

A presença é considerada na atual dinâmica e organização da educação superior brasileira, nos termos da legislação vigente, configurando-se em elemento importante no processo avaliativo do aluno. Além disso, a frequência será elemento básico à realização de trabalhos propostos para sala de aula.

A avaliação será processual, realizada ao longo da Disciplina, considerando as atividades de cada Unidade. Serão consideradas a participação nas atividades sugeridas e a qualidade do desempenho evidenciada nos trabalhos realizados.

A menção final será expressa nos termos do Regimento Geral da Universidade de Brasília (SS, MS, MM, MI, II, SR) e corresponderá ao somatório dos pontos atribuídos nas avaliações realizadas, conforme explicitado no quadro mais adiante. São requisitos mínimos de aprovação na disciplina menção MM e 75% de frequência nas aulas presenciais.

ATIVIDADE

PONTUAÇÃO

Estudo Dirigido

20 pontos

Trabalho de campo / Grupo

30 pontos

Atividade Final avaliativa em pesquisa

50 pontos

Total

100 pontos

 

7. CRONOGRAMA

Período

Tema

Texto e Atividade

17/10/2024

Semana de integração

Abertura do curso

Sinalização para as atividades da Semana de Integração na FE

Apresentação do plano de curso da disciplina

Alguns apontamentos sobre Política Pública

Concepções de Estado e de políticas públicas

24/10/2024

Estado, governo e políticas públicas

Texto Base 1 - FREITAG, Bárbara. Capítulo 1 – Quadro teórico, p. 9-39. In.: FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo : Editora Edart, 1978.

31/10/2024

Centralidade do Estado

Texto Base 2 – BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 725-751, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/TVLjsSNcwyChwwYkxtGX7YD/?format=pdf&lang=pt

07/11/2024

 

SEMANA UNIVERSITÁRIA (SEMUNI/UnB)

 

14/11/2024

Políticas e gestão da educação

 

Texto base 3 – DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e Gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 921-946, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/w6QjW7pMDpzLrfRD5ZRkMWr/?format=pdf&lang=pt

Estudo dirigido

 

21/11/2024

Conceito de Políticas e políticas públicas de Estado e Governo, Ciclo de PP

Texto base 4 - MAINARDES, Jeferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de Políticas educacionais. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/?format=pdf&lang=pt

Texto complementar – SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise e casos práticos. Ciclo de políticas públicas. Capítulo 3 p. 33-58. Cengage Learning, 2016.

Estado democrático de direito e os direitos sociais

28/11/2024

O art. 6º da Constituição Federal e o direito dos direitos

Texto base 5: Teixeira, Anísio. Autonomia para a Educação, 1947. In: ROCHA, João Augusto de Lima (Org.) Anísio em movimento. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/1060

05/12/2024

As políticas de austeridade e seus impactos no Brasil

 

Texto base 6: ARANTES, Flávio; DWECK, Esther; OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de; ROSSI, Pedro. Austeridade fiscal e o financiamento da educação no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v.40, e0223456, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/kPwjLRdn8xtJwxpt4T8R4NH/?lang=pt#

Texto Complementar: Austeridade e Retrocesso: Impactos Sociais da Política Fiscal no Brasil–DWECK, Esther; OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de; ROSSI, Pedro. Disponível em: https://campanha.org.br/acervo/austeridade-e-retrocesso-impactos-sociais-da-politica-fiscal-no-brasil/

12/12/2024

A face do Estado Brasileiro na atualidade: desigualdades raciais, sociais e de gênero

Texto base 7: FROSSARD, Marcelo. Homeschooling (Educação domiciliar) e democracia: um contradição radical? Cadernos de Pedagogia, v. 16, n. 35, p. 54-59, maio-agosto/2022. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1854

19/12/2024

 

Trabalho de campo

 

 

Trabalho em grupo

Política públicas educacionais em curso no Brasil e seus impactos no direito à educação

09/01/2025

O Estado e o direito

SILVA, Enio Moraes. O estado democrático de direito. Revista de Informação Legislativa, v. 42, n. 167, p. 213-230, jul./set. 2005. Disponível em: https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/174377/estado_democratico_direito_silva.pdf

16/01/2025

Militarização da educação e da escola pública:

Texto 8 - SANTOS, Catarina de Almeida. Sentido, descansar, em forma: escola-quartel e a formação para a barbárie. Educ. Soc. v. 42, p. , 2021.mDisponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hKLYdP7HgDtxVggJxPpwkzc/

Podcast: EP#04: Militarizar a Educação não é uma contradição? - Ação Dialógica | Podcast no Spotify

23/01/2025

A lógica da meritocracia 

 

Texto 09 - RAVITCH,  Diane. Lições aprendidas, pp. 249-269 In: Vida e morte do grande sistema escolar americano: Como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação

Nota Técnica da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação

30/01/2025

As políticas educacionais e a lógica da meritocracia 

 

Texto 10 - SANDEL, Michael. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum? Tradução Bhuvi Libanio. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020. Capítulo 2- Grandioso porque é bom”: uma breve história moral do mérito.

06/02/2025

 

Envio da avaliação final em pesquisa

13/02/2025

 

Finalização da Disciplina

 

 


Grau de Ensino: Graduação
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