Opções de inscrição

Ementa: Níveis da avaliação: para as aprendizagens, institucional e em larga escala e sua articulação. A avaliação institucional como mediadora dos três níveis. Avaliação para as aprendizagens na escola e na sala de aula. Avaliação formativa: concepção, objetivos, critérios, práticas, feedback, registros e uso dos resultados. Procedimentos de avaliação formal. Avaliação informal e sua articulação com a formal. Conselho de classe segundo a lógica da avaliação formativa. Envolvimento dos pais/responsáveis no processo avaliativo. IDEB: contribuições, repercussões e limitações. A avaliação na organização da escolaridade em ciclos. Pesquisas sobre avaliação na educação básica.

Objetivos:

- Compreender as concepções de avaliação escolar;

- Diferenciar a avaliação considerando suas funções, princípios, modalidades e implicações nas aprendizagens dos estudantes;

- Compreender a importância da função formativa para a promoção de aprendizagens emancipadoras.

- Compreender as disposições legais que fundamentam as avaliações em larga escala, bem como suas possibilidades, limites e implicações para a organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico da escola e de sala de aula.

- Analisar as concepções de avaliação presentes nos documentos que orientam o trabalho escolar da rede pública de ensino do DF articulando-as às práticas avaliativas em curso nas escolas.

- Compreender as implicações da avaliação na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico da escola e de sala de aula;

- Propor critérios, procedimentos e práticas de avaliação que promovam as aprendizagens.

- Identificar, registrar e analisar as situações de avaliação informal, avaliação por colegas, autoavaliação e outros instrumentos utilizados na Educação básica e na disciplina Avaliação Escolar.

Grau de Ensino: Graduação
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.