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Ementa:

Estudo físico-químico sobre a origem e evolução da hidrosfera universal e terrestre, suas características, quantificação, distribuição e importância nos processos naturais bióticos e abióticos com enfoque no Ensino Básico brasileiro. Estudo do conhecimento atual sobre a ocorrência de hidrosfera além do planeta Terra. Estudo do Ciclo Hidrológico e suas fases; ciclo hidrológico comparativo entre áreas urbanas e rurais; a influência antropogênica sobre o ciclo e consequências sobre as mudanças climáticas e preservação da vida. Elaboração de atividades práticas e/ou saídas de campo educativas sobre a hidrosfera que possam ser aplicadas em locais de ensino formal, informal ou não-formal.

Objetivo da disciplina:

Ao final desta disciplina, os estudantes serão capazes de refletir sobre os tópicos referentes à sustância água no universo e na Terra; sua importância tanto nos processos naturais abióticos como nos abióticos; a importância da influência humana no bom uso, preservação, remediação e controle do ciclo hidrológico para manutenção do planeta e especificamente de sua própria espécie. A explanação do conteúdo será realizada por meio de atividade prático-teóricas vivencias, interdisciplinares e contextualizadas para o nível do ensino básico brasileiro, baseadas numa visão ecocêntrica.


Grau de Ensino: Graduação
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