Opções de inscrição

JUSTIFICATIVA:

Parte-se do pensamento político, filosófico e pedagógico ocidental para desenvolver  uma análise crítica acerca das circunstâncias históricas de formação, evolução e circulação do pensamento pedagógico ocidental e sua difusão no Brasil,  contextualizando os aspectos políticos, econômicos, jurídicos e culturais, com ênfase nas propostas educacionais defendidas pelos teóricos dos séculos XIX e XX. Desenvolvimento histórico da educação brasileira por meio das propostas, pensamentos e ações dos teóricos, políticos e educadores nacionais. A evolução e circulação das ideias e práticas pedagógicas na luta pela escola pública, concepções e os conflitos entre os privatistas e publicistas. A criação das universidades e a institucionalização da pós-graduação. Movimentos da sociedade civil na Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no. 9394/96 e nos Planos Nacionais de Educação Lei n.10.172/2001 e Lei 13.005/2014. Movimentos sociais  na  educação brasileira. 

 Ementa

Fundamentos históricos e pensamento pedagógico brasileiro, contextualizando-o com os fatos políticos, econômicos e culturais à época, com ênfase nas propostas educacionais defendidas e implementadas, incluindo o movimento escolanovista: privatistas e publicistas. A universidade e os institutos de Educação. Os centros regionais de pesquisa educacional, a institucionalização da pós-graduação e pesquisa científica 1970 e 2010. Marcos do pensamento educacional no Brasil.


Grau de Ensino: Graduação
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.